Bem-vindo à edição da manhã do boletim de marketing SBJ. Esperamos que ele o desperte o suficiente para substituir aquela segunda xícara de café.
Mensagens sábias: “A mudança é inevitável; é como você se adapta que te define.” — Pete Rozelle
JetBlue fará uma declaração enfática no mercado hypercompetitivo de NY ao se tornar a patrocinadora aérea doméstica da UBS Arena e dos Islanders como parte de um novo acordo de 15 anos.
O acordo, que se acredita ser o maior acordo de patrocínio da arena de três anos, fora do acordo de direitos de nomeação de 20 anos da UBS (avaliado em US$ 17,5 milhões a US$ 18 milhões anualmente), inclui direitos e sinalização externa no Terraço Noroeste da arena e direitos de nomeação ao nível do evento da arena, que se torna o JetBlue Runway Level.
O acordo também inclui uma renomeação da área de hospitalidade premium Spotlight Club e das Suítes Spotlight para Mosaic Lounge e Mosaic Suites, respectivamente, em deferência ao programa de frequência/lealdade da companhia aérea. Os membros do Mosaic também terão acesso a uma fila prioritária na entrada principal da arena.
JetBlue voa de LaGuardia (14 milhas da UBS Arena) e JFK (7 milhas da arena). A companhia aérea tem sede em Long Island City (16 milhas do local).
“Em todo o nosso campus, estamos construindo uma convergência de esportes, música e moda e [JetBlue] gostou da abordagem ao consumidor e B2B dentro disso e que estamos agregando um ativo no qual eles podem participar, ao invés de apenas vender espaços publicitários”, disse o sócio operacional dos Islanders, John Collins, que notou que os Video Music Awards serão realizados na UBS Arena na próxima semana e a futura “luxuosa loja de varejo” e a renovação do hipódromo de Belmont Park prevista para 2026.
Tradicionalmente, houve apenas algumas marcas de companhias aéreas domésticas investindo em patrocínios e este foi um dos setores mais afetados pelo lockdown da COVID. Anomalias do mercado de NY à parte, a pergunta interindústria que este grande acordo deve provocar é se a categoria está voando novamente como um gastador de patrocínios. É uma pergunta que me veio à mente com o grande acordo da Emirates na NBA no início deste ano.
Delta é um grande gastador no mercado de NY (ver gráfico abaixo). JetBlue tem se concentrado principalmente no mercado de Boston, com direitos de patrocínio para o Boston Marathon, Bruins, Celtics, TD Garden, Patriots e Red Sox – mas tem outros acordos no mercado de NY.
A Oak View Group tinha uma participação no desenvolvimento da arena e vende ativos de patrocínio primário. “Especialmente nos grandes centros em todo o país, isso me mostra que a categoria [aérea] está de volta”, disse Dan Griffis, presidente de parcerias globais da OVG. “Localmente, isso mostra que não é apenas um jogo para a temporada de hóquei – é um jogo durante todo o ano para o campus.”
Outros patrocinadores oficiais dos Islanders incluem Dime Community Bank, Ford, Heineken, Hyundai, Northwell, Ticketmaster e Verizon.
O VP Senior de Produtos ao Consumidor da NFL, Joe Ruggiero, disse que o novo imperativo para vendas no exterior no lado de patrocínios da NFL não é menos prioritário no lado de produtos ao consumidor.
“Crescer a parte global de produtos ao consumidor é importante, já que é assim que a maioria das pessoas toca e sente as marcas pela primeira vez, e cresce sua devoção”, disse ele.
O exemplo mais iminente é o impulso de licenciamento por trás do jogo Eagles-Packers nesta sexta-feira em São Paulo, Brasil. A Fanatics está administrando seis lojas pop-up de mercadorias licenciadas “NFL Shop” em São Paulo e Rio de Janeiro. Há quatro em aeroportos, com representação de ambos eventos específicos e “um amplo leque de times e licenciados da NFL”. Essas lojas ficarão abertas até outubro.
Também haverá uma colaboração de vestuário com a estrela pop brasileira Anitta, que se apresentará no intervalo. Representantes de cerca de 15 licenciados da NFL estarão no Brasil, assim como Ruggiero.
O jogo de sexta-feira será realizado na Arena Corinthians, onde haverá cinco lojas de mercadorias – juntamente com uma adicional no NFL Fan Fest que ocorrerá neste fim de semana no Parque Villa Lobos em São Paulo.
Essa NFL Shop pop-up no bairro Morumbi de São Paulo é uma das seis no país.
Enquanto os Eagles abrirão a temporada no Brasil, mais perto de casa (ou na verdade na casa da equipe no Lincoln Financial Field), a equipe está anunciando um sold out para uma festa de visualização no local, com mais de 9.000 fãs pagando mais de $30 por ingresso (o estádio inteiro não será aberto).
Brian Napoli, VP Sênior de Parcerias Corporativas dos Eagles, observou que haverá três telas de LED gigantes no campo. Bud Light é o patrocinador apresentador e “legendas” dos Eagles estarão autografando no espaço de ativação/bar da Bud Light na Pepsi Plaza, onde outros patrocinadores da equipe também estarão atuando.
Um show de drones no intervalo será apresentado pelo patrocinador de longa data dos Eagles, Ricoh.
O status da Goodyear como pneu oficial da NASCAR e o patrocínio oficial da Anheuser-Busch à NFL são os patrocínios mais reconhecidos nos esportes, de acordo com os estudos anuais de Breakthrough de Patrocínio realizados ao longo do último ano pela MarketCast e analisados por David Broughton do SBJ.
O patrocinador oficial do U.S. Open, American Express, expandiu sua presença nos arredores do torneio de tênis este ano através de atualizações em seu pavilhão de experiência para fãs, Centurion Lounge pop-up e loja sem caixa, relata Rob Schaefer do SBJ.
A NASCAR Holdings contratou a CAA Sports para ajudá-la a encontrar um novo diretor comercial, de acordo com fontes citadas por Adam Stern do SBJ, já que a empresa de entretenimento automobilístico espera transformar o seu ímpeto pós-pandemia em novos patrocínios de alto nível.
O patrocinador oficial do PGA Tour, Amazon Web Services, estava ativando na frente dos fãs pela primeira vez no Tour Championship da semana passada em Atlanta, enquanto continua procurando aumentar a conscientização sobre tudo o que faz para o tour, escreve Josh Carpenter do SBJ.