O Parque Villa-Lobos, situado na zona oeste da cidade de São Paulo, está prestes a receber uma ligação direta com a ciclovia do Rio Pinheiros. Uma ciclopassarela será construída para atravessar as pistas da Marginal Pinheiros e os trilhos da Linha 9-Esmeralda.
Essa estrutura tem sido aguardada por cicloativistas e frequentadores do parque há mais de uma década. Em 2011, um trecho da ciclovia Rio Pinheiros foi inaugurado nas proximidades, porém sem conexão com o parque.
Atualmente, quem deseja ir de bicicleta até o parque precisa fazer um desvio considerável. Isso envolve sair pela ponte da Cidade Universitária, passar por uma praça e seguir pela Avenida Professor Fonseca Rodrigues.
Com a conclusão da ciclopassarela, bastará subir as rampas e atravessar pela nova estrutura. O trajeto de mais de 6 km será reduzido para pouco mais de 200 metros.
As obras estão a cargo da ViaMobilidade, empresa responsável pela operação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda do metrô de São Paulo. O objetivo é favorecer os ciclistas, proporcionando uma alternativa de acesso que promova a mobilidade ativa e a integração entre os diferentes meios de transporte.
Segundo a ViaMobilidade, a construção da ciclopassarela faz parte de um investimento total de R$ 3,8 bilhões previsto para os primeiros três anos de concessão. As obras foram iniciadas pela Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) e completadas pela concessionária.
Previsão para Inauguração
Estima-se que a ciclopassarela seja inaugurada até o final de agosto. Em junho deste ano, a Marginal Pinheiros foi temporariamente interditada para instalação da estrutura.
O controle de acesso será compartilhado entre a Farah Service, responsável pela ciclovia, e a Reserva Parques, responsável pelo Villa-Lobos. Ambas serão responsáveis pelo controle das entradas, saídas e horários de funcionamento. A ViaMobilidade ficará a cargo da manutenção da estrutura.
Apesar de ter sido projetada para ligar a ciclovia ao parque, os passageiros da Linha 9-Esmeralda também se beneficiarão da ciclopassarela. Existe uma passarela saindo da Estação Villa-Lobos Jaguaré que se conectará à nova estrutura.
Com a conclusão das obras, quem desembarca nessa estação poderá acessar tanto o parque quanto a ciclovia diretamente, sem a necessidade de contornar pelas ruas.
Atualmente, a ciclovia do Rio Pinheiros possui apenas sete acessos, sendo dois entre as pontes Estaiada e do Jaguaré, e outros cinco entre a Estação Granja Julieta da Linha 9-Esmeralda e a Avenida Miguel Yunes.